quinta-feira, 19 de fevereiro de 2015

Avaliação de História - 7º.


Nome: _________________________________ nº:_____

Fragmentos da vida colonial  no Brasil.

1 - Para responder às questões, leia com atenção a citação abaixo do jesuíta André Antonil, escrita por volta dos anos 1710.

A SEDE INSACIÁVEL DO OURO estimulou a tantos deixarem suas terras e a meterem-se por caminhos  tão ásperos como são os das minas, que dificultosamente se  poderá dar conta do número das pessoas que  atualmente lá estão.Contudo, os que assistiram nela nestes últimos anos por largo tempo, e as correram todas, dizem que mais de trinta mil almas se ocupam, umas a catar, e outras a mandar catar nos ribeiros do ouro, e outras a negociar, vendendo e comprando o que se há mister não só para a vida, mas para o regalo, mais que nos portos do mar.
Cada ano, vêm nas frotas quantidade de portugueses e de estrangeiros, para passarem às minas. Das cidades, vilas, recôncavos e sertões do Brasil, vão brancos, pardos e pretos, e muitos índios, de que os paulistas se servem. A mistura é de toda a condição de pessoas: homens e mulheres, moços e velhos, pobres e ricos, nobres e plebeus, seculares e clérigos, e religiosos de diversos institutos,muitos dos quais não têm no Brasil convento nem casa.
Sobre esta gente, quanto ao temporal, não  houve até o presente coação ou governo algum bem ordenado, e apenas se guardam algumas leis, que pertencem às datas e repartições dos ribeiros. No mais, não há ministros nem justiças que tratem ou possam tratar do castigo dos crimes, que não são poucos, principalmente dos homicídios e furtos. Quanto ao espiritual, havendo até agora dúvidas entre os prelados acerca da jurisdição, os mandados de uma e outra parte, ou como curas, ou como visitadores, se acharam bastantemente embaraçados, e não pouco embaraçaram a outros, que não acabam de saber a que pastor pertencem aqueles novos rebanhos. E, quando se averigúe o direito do provimento dos párocos, pouco hão de ser temidos e respeitados naquelas freguesias móveis de um lugar para outro, como os filhos de Israel no deserto.


ANTONIL, André João. Cultura e opulência do Brasil. 3ª ed. Belo Horizonte : Itatiaia/Edusp, 1982, p.167-168 (Coleção Reconquista do Brasil).



a) De acordo com Antonil, como ocorreu o povoamento na região mineradora? Quem para lá se dirigiu?

b) Ainda segundo o jesuíta italiano, qual foi o papel da autoridade local ou metropolitana nesse processo inicial de povoamento e extração aurífera?


2 - Não há retratos conhecidos do alferes Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes, que tenham sido feitos enquanto ele estava vivo. A pintura abaixo foi produzida por Pedro Américo em 1893. Analise-a e responda a questão proposta:



 Ficheiro:Tiradentes Esquartejado (Pedro Américo, 1893).jpg
Acessado em 20/09/2012 às 13:40.

a) A tela de Pedro Américo, elaborada em pleno período de consolidação da jovem República brasileira, tem uma função política. Elabore hipóteses sobre a mensagem política que o pintor quis transmitir nessa tela.


3 - Como já foi afirmado anteriormente, na aula no laboratório de informática (o Wagner foi a testemunha mais importante) e, na sala de vídeo, quando assistimos  o episódio do Fantástico sobre a História do Tiradentes, com Pedro Bial e Eduardo Bueno que, em 1792, ano em que Tiradentes foi enforcado, não havia sido criada ainda a fotografia. Também não sabemos de nenhum pintor que tenha registrado o rosto do mais popular dos inconfidentes. Assim, as imagens que hoje conhecemos dele foram produzidas posteriormente. O Quadro abaixo, Tiradentes, de Décio Villares (1851-1931), foi pintado em 1928. Depois de analisá-lo, responda as questôes:



Acessado em 20/09/2012 às 14:34.


a) Que aspectos da figura de Tiradentes o aproxima das imagens que representam Jesus Cristo?

4 - No final do século XVI, na Bahia, Guiomar de Oliveira denunciou Antônia Nóbrega à Inquisição. Segundo o depoimento, esta lhe dava “uns pós não sabe de quê, e outros pós de osso de finado, os quais pós ela confessante deu a beber em vinho ao dito seu marido para ser seu amigo e serem bem-casados, e que todas estas coisas fez tendo-lhe dito a dita Antônia e ensinado que eram coisas diabólicas e que os diabos lha ensinaram”. ARAÚJO, E. O teatro dos víciosTransgressão e transigência na sociedade urbana colonial. Brasília: UnB/José Olympio, 1997.


a) A partir dos nossos estudos sobre Religiosidade e feitiçaria no Brasil colonial, elabore uma explicação histórica para a forma como as autoridades religiosas portuguesas interpretariam a citada denúncia acima?


5 - Clique sobre o link abaixo e você terá acesso a uma breve narrativa sobre a origem do Candomblé no Brasil. Depois de fazer uma leitura elabore uma explicação histórica sobre o seguinte aspecto: As origens do sincretismo observado no  Candomblé e sua relação com o preconceito sofrido pelos afrodescendentes desde o período colonial brasileiro.


http://www2.uol.com.br/historiaviva/multimidia/de_onde_veio____o_candomble.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário